12 de janeiro de 2015

Dicas para escrever bem e obter sucesso em suas postagens!

Quem tem blog sabe que uma das partes que mais necessitam de atenção na hora de montar as postagens é a parte dos textos. Um bom texto faz a maior diferença, e estudando um pouco sobre isso, decidi separar algumas dicas que aprendi para vocês.


Para obter sucesso com o blog é necessário produzir conteúdo de qualidade, e para melhorar cada vez mais é importante estar sempre pesquisando um pouco sobre detalhes essenciais na hora de escrever um bom texto. 

Vou contar as dicas que para mim são as mais importantes e que vão te ajudar bastante daqui pra frente. 

- Aprenda com quem tem mais experiência. Você com certeza já ouviu isso, mas a base para se escrever bem é a leitura. Procure ler textos de escritoras, ler livros, blogs grandes, etc. E não vale apenas "ler", procure fazer uma análise no contexto, na ortografia, em tudo! 

- Planeje. Crie um modelo de textos para você. Sempre que for escrever, utilize algumas regras que você mesmo pode criar, como por exemplo, a presença de introdução, desenvolvimento, conclusão, objetividade...

Evite textos longos, repetições e ser pessoal. Quando falo de textos longos, me refiro à textos que tem um assunto que pode ser explicado brevemente, mas a pessoa aumenta o texto com um monte de detalhes irrelevantes. Outro detalhe importante é evitar ser pessoal. Ficar usando "eu acho" por exemplo. Esse é um erro que eu cometo muito e estou fazendo o possível para parar. 

- Pense nos seus leitores. Produza textos cativantes, que vão atrair a atenção das pessoas. Você criou seu blog para o público, consequentemente precisa agradá-lo.  

- Dê o seu melhor. Abuse da sua criatividade. Escreva com amor e vontade. Faça valer à pena todo o seu trabalho! 

- Revise. Sempre que terminar de escrever, revise todo o conteúdo do texto, prestando atenção em cada detalhe. Isso é muito importante, porque assim você evita publicar artigos com erros de ortografia, erros de concordância, etc. 

- Aceite críticas. Críticas construtivas claro. Esse tipo de crítica é super importante para te fazer melhorar cada vez mais. 

E então meninas, as dicas foram úteis? O que vocês levam na hora de escrever seus posts?

ME ACOMPANHE NO: FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM • YOUTUBE • TUMBLR 

14 comentários:

  1. Muito boas as suas dicas! Sempre tento ser objetiva e manter um padrão nos meus textos. www.alemdolookdodia.com

    ResponderExcluir
  2. Linda, ameii seu blog primeira coisa que me chamou atenção seu desing muito lindo mesmo!!
    Concordo em completamente tudo que você citou acima, acho que não precisa ser tudo certinho mas tem as regras básicas que você deve seguir.
    Beijoss, sucesso
    www.blogdadimilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as suas dicas, muitas delas eu já utilizo e foi nítido que a qualidade do blog melhorou. Quero estudar cada vez mais para trazer textos cada vez mais profissionais e cativantes mas sem perder o meu toque pessoal (até pq trabalho com resenhas haha)

    Beijoo
    http://gabrielabordin.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou começando agora e adorei as dicas, irei aderir pro meu cotidiano!! Tem post novinho no meu blog dá uma olhadinha? http://wwwtmostardarosaaa.blogspot.com.br/ obg. Beijooo! <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas flor, adoro fazer post :)

    http://www.jessicarodrigues.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Tenho problemas em deixar meus textos muito pessoais eu acho hehe.
    Bjks
    http://www.fashioncrush.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, quem escreve para a internet precisa estar muito atento e, quando deixar passar um pequeno erro, não pode se envergonhar ou desistir por receber uma crítica! Com muita leitura e treino (só se aprende a escrever escrevendo) a escrita fica cada vez melhor!

    Beijo*

    ResponderExcluir

Ao comentar, não serão permitidos:
-Xingamentos, ofensas;
-Críticas "não" construtivas ;
-Palavrões ou qualquer tipo de palavra inapropriada.
O blog Eduarda Santana agradece.